domingo, 25 de março de 2012


C.E.S.F.T. - BIOLOGIA - TURMAS 1001/1002 - 09/02/2012                                     

                                                          ORIGEM DA VIDA
Até o presente momento, a Teoria do Big Bang é utilizada para explicar o surgimento da Terra. Acredita-se que nosso planeta se formou há 4,5 bilhões de anos e, durante cerca de um bilhão de anos, sofreu processos importantes, como seu resfriamento, viabilizando o surgimento da vida.
Estudiosos mais antigos acreditavam que os seres vivos surgiam espontaneamente da matéria bruta – a hipótese da geração espontânea, também chamada de abiogênese. Entretanto, por meio de diversos experimentos, executados por cientistas, como Redi, Needham, Spallanzani e Pasteur, foi possível descartar essa hipótese, adotando a biogênese, que afirma que os micro-organismos surgem a partir de outros preexistentes.
Embora tenha respondido uma grande questão, a biogênese não explica como se dá o processo de surgimento de uma espécie a partir de outra. Assim, existem algumas explicações para tal, sendo a origem por evolução química a mais aceita pela categoria científica. Essa teoria propõe que a vida surgiu a partir do arranjo entre moléculas mais simples, aliadas a condições ambientais peculiares, formando moléculas cada vez mais complexas, até o surgimento de estruturas dotadas de metabolismo e capazes de se autoduplicar, dando origem aos primeiros seres vivos. Oparin, Haldane e Miller são os precursores dessa hipótese.
Atualmente, acredita-se que o primeiro ser vivo era autotrófico. Dois motivos justificam sua ampla aceitação: o fato do planeta provavelmente não dispor de moléculas orgânicas suficientes para sustentar as multiplicações dos primeiros seres vivos até que a fotossíntese surgisse, e o fato de que, em razão da instabilidade do planeta, estes organismos só conseguiriam sobreviver se estivessem em locais mais protegidos, como fontes termais submarinas dos mares primitivos. Assim, a hipótese autotrófica sugere que os primeiros seres vivos surgiram primeiramente em ambientes mais extremos, nutrindo-se a partir da reação entre substâncias inorgânicas, tal como algumas archaeas atuais: processo este denominado quimiossíntese. Essa hipótese sugere ainda que, a partir desses primeiros seres vivos, surgiram aqueles capazes de realizar fermentação, depois os fotossintéticos e, por último, os seres heterotróficos.
Acredita-se que esses primeiros indivíduos eram procarióticos, compartilhando diversas semelhanças com as arqueas; e, há cerca de dois bilhões de anos, surgiu a célula eucariótica.
Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

                                                                          ATIVIDADES NO CADERNO DO ALUNO


C.E.S.F.T. - BIOLOGIA - TURMAS 2001/2002 - 09/02/2012                        

                      Necessidades energéticas dos seres vivos

Os seres vivos necessitam de energia para gerar os alimentos necessários à conservação da vida e para a sua propagação. Dependendo de sua natureza, os seres vivos utilizam a energia basicamente para:

1. ação do corpo organizado
2. execução de seus exercícios, atividades e funções.

Os seres vivos se constituem através de moléculas orgânicas. O tamanho da molécula está relacionada à quantidade de energia necessária para a sintetização e armazenamento, ou seja, conforme maior for a molécula, maior será a quantidade de energia necessária para as suas atividades.

A vida é possível devido à energia solar e aos componentes básicos encontrados na biosfera, ou seja, pela fotossíntese que é a transformação de energia luminosa em energia química. 













C.E.S.F.T . - BIOLOGIA - TURMAS 3001/3002 - 09/02/2012

                    
                   INDICADORES SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). Com isso, organismos internacionais analisam os países segundo a:


• Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).

• Taxa de mortalidade (Corresponde ao número de pessoas que morreram durante o ano).

• Taxa de mortalidade infantil (Corresponde ao número de crianças que morrem antes de completar 1 ano).

• Taxa de analfabetismo (Corresponde ao percentual de pessoas que não sabem ler e nem escrever).

• Renda Nacional Bruta (RNB) per capita, baseada na paridade de poder de compra dos habitantes.
• Saúde (Refere-se à qualidade da saúde da população).

• Alimentação (Refere-se à alimentação mínima que uma pessoa necessita, cerca de 2.500 calorias, e se essa alimentação é balanceada).

• Condições médico-sanitárias (Acesso a esgoto, água tratada, pavimentação etc.)

• Qualidade de vida e acesso ao consumo (Correspondem ao número de carros, de computadores, televisores, celulares, acesso à internet entre outros).
  O AVANÇO TECNOLÓGICO E AS CONSEQUÊNCIAS SOBRE O AMBIENTE
No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.

Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.

Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.

PESQUISA DO GOOGLE

*******************************************************************************
                                       ATIVIDADES DADAS NO CADERNO DO ALUNO